quinta-feira, 2 de abril de 2015

Livros maçantes e música clássica




Antes de tudo digo que o post não é ligado a maravilhosa tag criada pelo canal Romeu Julieta e sim com uma dica, que vi a muito tempo atrás no canal da Tatiana Feltrin.


Comecei a leitura de Sagarana por volta do final de fevereiro, a edição maravilhosa da Editora Nova Fronteira me animou,porém não me restrinjo em dizer que a forma da escrita de João Guimarães nesse livro é maçante; ler o trecho da contra-capa de 'O burrinho pedrês' já ilustra o que digo. Como esperado: a leitura se tornou longa e cansativa.




Um vídeo que vi há tempos onde a Tati falava que sua concentração era melhor com música clássica me deu a sugestão, ter uma leitura pesada como Sagarana me fez buscar saber mais sobre e o uso de música clássica se tornou muito eficaz para mim.

Não por menos, uma pesquisa publicada na BMC Research Notes revela que as pessoas tendem a gostar das músicas que apresentam certa complexabilidade, fazendo com que o cérebro tenha a tendencia natural de ser atraído pela música clássica. 

A empresa focus@will não diverge dessa ideia, usando neurociência e psicologia para entender como ocorrem à falta de concentração das pessoas ela sugere que a maior parte da distração vem da audição. Sons aleatórios em um ambiente podem afetar e acabar com o foco de quem precisa se concentrar.

Mas calma lá, um repertório mal escolhido pode levar ao efeito reverso; notas calmas podem ser uma boa escolha, algumas indicações são:
                                      -Johann Sebastian Bach - Orchestral Suite No. 3
                                      -Chopin - Nocturne Op.9 No.2
                                      -Debussy - Rêverie



Minha indicação é Requiem in D minor, de Mozart, que me ajudou bastante:






A técnica é muito produtiva, mas caso o lugar seja muito barulhento aguarde para ler em outra hora, aumentar o volume demais causa um efeito reverso (experiencia própria) além de prejudicar a audição.  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário