sábado, 11 de abril de 2015

Resenha *Caminhos- Bidu*






Ao reimaginarem a forma como Bidu e Franjinha se encontram, Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho
desenham a infância que todo leitor vai se identificar, não só na forma de Franjinha como na forma de Bidu. 




















Em 1959, mais precisamente em 18 se julho, Mauricio de Sousa criou seus primeiros personagens: Bidu e Franjinha, ambos baseados em sua infância. 
O primeiro quadrinho de ambos personagens está publicado em Caminhos:
















De início o cachorrinho azul nem nome possuía, e um concurso para batizá-lo não serviu somente para nomear,como também para criar a identidade de Bidu.
















Na época "bidu" era um termo relacionado à sabichão. Não somente essa informação como também referências ao primeiro quadrinho publicado na Folha da Tarde estão contidos e colocados de maneira inteligente nessa edição. Tanto Felipe como Eduardo fizeram papel de roteirista e desenhista, alterando detalhes até chegar a um consenso.













  A narrativa é visual e leve, conseguimos sentir as emoções só pelo desenho e as onomatopeias, ao invés de ficarem perdidas em cada quadro, fazem parte do cenário dando mais vida a cena.





O quadrinho traz nostalgia não só para os fãs de longa data como também para os novos, qualquer pessoa consegue se identificar com a vontade de ter um animalzinho de estimação quando criança ou com as aventuras, nem que sejam pequenas, de Bidu.
   Uma obra de beleza simples, para todos lerem com olhos de criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário