quarta-feira, 13 de maio de 2015

O que é Literatura?

50 anos de carreira ganham menos destaque



Isto não é literatura, isto é uma bobagem. É moda, vai passar. Criança deve ler tudo o que tem vontade, o que gosta, mas eu sei que não é bom. Esta literatura com bruxas é artificial, para seguir o modismo. Acho que o Harry Potter fez sucesso e está todo mundo indo atrás 









Essa frase dita por ninguém menos que Ruth Rocha chamou mais atenção do que os próprios 50 anos de carreira da autora. Ignorando o fato da escritora estar meio perdida no tempo e HP ser um "modismo" com motivo para o sucesso de mais ou menos 20 anos, o significado de literatura -dado por Ruth- não deve ser ignorado:
"O que eu acho que é literatura é uma expressão do autor, da sua alma, das suas crenças, e cria uma coisa nova"

A palavra latina litteratura (derivada de littera, que significa letra) originou a já conhecida literatura, que significa a arte de escrever", sendo essencialmente, a metodologia de ler e escrever de forma correta. O dicionário Michaelis traz o seguinte excerto sobre o significado: 1.Arte de compor escritos, em prosa ou em verso, de acordo com princípios teóricos ou práticos.
Outros dicionários mostram a definição: 1.Atividade humana , criadora ,que utiliza a linguagem e a língua para fins não somente de comunicação, mas também para fins estéticos e de cultura.


Assim como o teatro, a pintura, a música, a literatura é considerada uma arte, porém ela vai muito além de simplesmente escrever ou se comunicar. Não pode ser só resumida como uma amostra das mudanças do comportamento humano durante os séculos ou somente algo que demonstra as marcas de um movimento como dizem certos dicionários. 


Da mesma maneira que o convívio social nos molda em um caráter e estabelecemos nossos gostos por experimentar novas coisas e novas mídias, a literatura se faz presente em nos esculpir como seres humanos


Literatura boa ou ruim? Assim como os gostos, delimitar se algo é bom ou ruim é pessoal. No fim, tanto para o escritor quanto para o leitor, a função é a mesma: 

                        A literatura nos ajudam a compreender nós mesmos.


Em resumo, é um estudo. O autor avaliou o que queria passar, várias e várias vezes repensou no que escrever, e repensou enquanto escrevia, assim como o leitor leu e adquiriu algo de útil para si próprio; o significado de literatura é simples assim.


Porém o preconceito literário, bem expresso no comentário de Ruth Rocha, também se faz muito presente, e assim como outros, pode ser vencido quando o preconceituoso escolhe por deixar a ignorância de lado, buscando conhecer antes de falar sem saber, no caso da nossa querida autora infantil, ler antes de criticar. 


Um comentário:

  1. Nem dá pra acreditar que uma escritora de livros infantis disse isso, me desculpe mas ela não deveria ser escritora

    ResponderExcluir