segunda-feira, 6 de julho de 2015

Resenha *Revolução dos Bichos*

Aviso: Esse post possui spoilers, para uma resenha "limpa", visite o Pequenas Grandes Impressões no instagram


Após ouvir o discurso e cantar "Bichos da Inglaterra" com o velho porco Major, os bichos da Fazenda do Solar se dão conta da grande injustiça que passam com os humanos, o trabalho de suas patas são para os homens, a ração que recebem é miserável e as sementes que produzem vão em grande parte para os homens, para no fim serem abatidos sem piedade por homens. Por fim se inicia, de repente, a revolução dos bichos, onde os animais expulsam o dono da fazenda e viram os regentes do lugar, seguindo as 7 leis do Animalismo.
Ao ler com olhos de criança a história pode ser divertida e imaginativa, mas não se engane, o buraco é mais em baixo:









                                                       * A influência *


Vladimir Ilitch Lênin- Importante revolucionário marxista, foi preso em 1895 por participar de movimentos que propagavam as idéias de Karl Marx a trabalhadores de fábricas; combatia os populistas e liderou o Partido Bolchevique, que pregava a revolução mais radical para obter mudanças, responsável por boa parte da realização da Revolução Russa de 1917, assumiu o governo e implantou o socialismo. Morreu em 21 de janeiro de 1924, por uma doença. Foi uma figura que influenciou teoricamente todos os partidos comunistas.

                                                    
                              X


Major- Em uma noite na fazenda, o velho respeitador porco Major chama todo os animais para transmitir suas idéias, onde deseja dias melhores para os animais, que trabalham laboriosamente para os humanos, enquanto esses retribuem de forma quase inexistente. Explica o Animalismo e usa a canção "Bichos da Inglaterra" para incitar a revolta nos animais trabalhadores. Acabou morrendo no dia seguinte a está noite.
                  
                                                     ~~~~~~~~~~~~~~~~
Major, assim como Lênin, foi uma forte e decisiva influência na revolução, defendia os trabalhadores, ambos apresentando discursos alusivos a Karl Marx e ao socialismo. 
                                                     ~~~~~~~~~~~~~~~~




                                                   *Um principal líder* 

Leon Trotsky- Marxista, escritor e revolucionário bolchevique, Leon Trotsky foi um dos principais lideres da Revolução de Outubro de 1917, que derrubou a monarquia na Rússia. Criou o Exercito Vermelho e foi preso várias vezes; liderou junto com Lênin para obter vitória contra a ofensiva militar. Morreu em 21 de agosto de 1940, em Coyoacan.     
   
        
                                                                X


     
Bola-de-Neve- Para não deixar a ideia de revolução esfriar, dois porcos tomam a liderança após a morte de Major: Bola-de-Neve e Napoleão. Assim como o velho respeitado porco, Snowball era idealista; após a expulsão bem sucedida de Jones e seus empregados ele mesmo escreveu nas paredes do celeiro os 7 mandamentos do Animalismo, alterou o nome da Granja do Solar para Granja dos Bicos e instituiu aulas de leitura e escrita para todos os animais*. Fugiu da fazendo após ser perseguido e nunca mais foi visto.
 
                                                   ~~~~~~~~~~~~~~~~
  Bola-de-Neve, assim como Trotsky, tinha enorme crença em suas convicções e   ambos foram perseguidos por seguir a risca os ideais marxistas, tiveram enorme importância para a revolução e eram grandes idealistas
                                                    ~~~~~~~~~~~~~~~~






                                                         *O ditador*

Josef Stalin- Concordava com as ideologias marxistas, entrou para o Partido Social Democrata e tornou-se o braço direito e Lênin. Acreditava que a revolução deveria ser somente feita na Rússia, sem expandi-lá para outros países, enquanto Trotsky defendia à ideia contraria; após a morte de Vladimir, os dois pensamentos entraram em conflito e o partido acabou escolhendo a ideia de Stalin, assumindo o poder da União Soviética. Com um governo rigoroso, foi apelidado de ditador e seu mandato foi nomeado de "stalinismo", tornou a Rússia uma das potencias mais poderosa e fez alianças militares após o fim da 2º guerra. Passou a matar todos os que fossem possíveis ameaças a sua liderança; Leon Trotsky-que virou grande critico do governo-foi morto a machadas por ordens de Josef



                              X


Napoleão-Junto com Bola-de-Neve, assumiu após a morte de Major. Não tinha grande habilidade em discursar, por isso acabava em desvantagem com relação a Snowball, ambos sempre discordavam em ideias, mesmo elas tendo a mesma base, o Animalismo. Criou filhotes de cachorrinho para serem seus guarda-costas, ordenando que eles "expulsassem" Bola-de-Neve da fazendo. Após "ganhar" o total poder, começou a dificultar a vida dos outros animais, usa Garganta-que conseguia facilmente convencer com palavras- para fazer os animais acreditarem de que todas as ações de Napoleão são pelo bem da fazendo, deu privilégio aos porcos, e, por fim, fez aliança com humanos.


 ~~~~~~~~~~~~~~~~
Assim como Stalin, Napoleão marcou com um caráter ditador marxista, até por fim se desvincular de seus ideias, em um ponto onde não se sabia mais quem era o animal e quem era o humano 
 ~~~~~~~~~~~~~~~~




Um livro bobo em primeiro momento, mas muito profundo para quem consegue ver que os animais da fazendo não são somente animais, e sim, somos nós.










Nenhum comentário:

Postar um comentário