sexta-feira, 17 de julho de 2015

Resenha *O Lado Mais Sombrio*

Alyssa não é qualquer pessoa, ela é tataraneta de Alice, a mesma Alice de Lewis Carroll, o autor de Alice no País das Maravilhas. Sua arvore genealógica sempre a atormentou, tanto por causa dos apelidos e brincadeiras envolvendo a obra pelos quais ela tinha que passar, quanto pelas vozes de plantas e animais que tinha de ouvir. Além disso, a garota também temia sobre seu futuro: acabar em um manicômio, igual a sua mãe. 



Essa história pode facilmente não levantar expectativas; ao pegar o livro não esperava mais do que uma narrativa estilo "Por trás de Alice" ou "A verdade sobre Alice no País das Maravilhas", nada distinto de creepypastas mal pesquisadas feitas por internautas, mas pensamentos assim são somente enganos.




O trabalho de A.G. Howard
A escrita da autora é bem equilibrada, pesada e bastante descritiva quando necessário, leve e envolvente em boas hora; ela conseguiu reescrever a história de uma forma que não fosse tão repetitiva, reinventando um pouco e trazendo uma visão interessante sobre a terra de Carroll. Entretanto o cenário do País das Maravilhas não se destoa tanto dos "contos macabros sobre a verdade de Alice", a descrição do coelho, do Chapeleiro, do gato de Cheshire e de outros personagens, assim como o local em si me surpreendeu um pouco, pelo fato de A.G. ter tido boa desenvoltura ao escolher as palavras, mas não foram fisionomias inesperadas. 



A história





Do inicio ao meio a narrativa foi muito envolvente, levemente surpreendente, e muito divertida, houveram várias coisas inesperadas, como a companhia de Jeb e o aparecimento de um personagem muito importante: Morfeu. Além de vários acontecimentos e detalhes que não se encontram em Alice no País das Maravilhas. O seu climax se encontra bem no fim do livro, e a autora conseguiu fazer a história mudar completamente com seu final, além de inovar com relação ao mesmo. Em suma, é uma narrativa muito divertida e um livro muito confortável e interessante de se ler, que consegue te prender e te dar uma leitura relaxante. 










Os personagens
A personagem principal não sai daquele parâmetro "pessoa que foi escolhida pra ser um grande alguém mas que sofreu por ser isso", mesmo assim Alyssa consegue se impor; de inicio ela pode ser considerada um tanto chata, por ser muito fraca e introvertida, porém sua situação pode ser facilmente entendida com um pouco de empatia, fazendo com que seja fácil se envolver tanto no inicio quanto com o desenvolvimento dela. Jeb, seu antigo amigo (vulgo secreto amor) foi um personagem um tanto meio termo: sua participação não poderia ter sido dispensada, mesmo assim ele insistia por ser um personagem que se aproximava do segundo plano, tendo um caráter "vou salvar a princesa", enquanto era facilmente levado por um personagem muito importante: Morfeu, a presença desse inseto (sentido literal) causa amor e ódio, foi uma figura crucial para a narrativa como um todo, contudo seu desenvolvimento e personalidade podem ser comparados a um anti herói. Outros personagens, como Cheshire, o coelho, a Rainha Vermelha, o Chapeleiro, aparecem pouco, mas marcam bastante sua presença, seja pela aparência quanto pela importância. 


A edição, pela Novo Conceito dispensa palavras, as páginas e aberturas de capítulos são lindos, a capa é uma das poucas que marcam mesmo contendo pessoas.


Em resumo: é um livro muito amorzinho para se ler



Um comentário:

  1. Olá,

    Adorei sua postagem. Esse livro me parece ser muito bom!!! Já está adicionado na minha pequena lista. hihihi.

    Visitem: Blog Cantinho da And | Instagram

    ResponderExcluir