quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Resenha *Pinocchio*

 Sinopse: A imprensa mudou completamente a vida de Ki Ha Myung, com o pai provavelmente morto, o irmão desaparecido e a mãe que não se suicidou sozinha, o menino-agora com o nome de Choi Dal Po- juntamente com Choi In Ha (sua 'sobrinha' que sofre de síndrome de Pinóquio) busca virar uma das coisas que ele mais repudia: um repórter. 


O drama faz uma excelente mistura de drama, comédia, romance e realidade; com uma critica forte e cenas tocantes, possuindo uma narrativa que dificilmente será esquecida por qualquer pessoa.









O que é síndrome de Pinóquio?
Síndrome de Pinóquio é uma doença fictícia criada por Park Hye Ryun (roteirista de Pinocchio), seu nome é bem revelador: quem é um "Pinóquio" não pode mentir, caso a pessoa minta, ela soluça.
As referencias não se resumem só a doença, os episódios também possuem nomes que fazem menção a livros, contos de fadas e outras história.








~Há spoilers a partir daqui~

~Choi Dal Po/Ki Ha Myung (Lee Jong Suk)~
Dal Po é um personagem de fácil empatia, além da infância muito difícil, sua dedicação ao seu pai adotivo causa comoção. Seu desenvolvimento durante o dorama é muito bom, mas por várias vezes esse avanço é como um "vai e vem", mesmo os ocorridos mudando muito a mente do personagem sua essência não é deixada de lado. Além disso Choi Dal Po depende muito de outros personagens, fazendo com que sua presença seja graças a presença de outras figuras. poderia ter sido melhor, porém a participação dele na história foi essencial; era um personagem que prometia e que muito cumpriu. 




~Choi In Ha (Park Shin Hye)~
Quem conhece as personagens de Park Shin Hye sabe bem o que era previsto para ela, porém ela conseguiu fornecer um tanto mais nesse drama. In Ha não é uma personagem que prometeu o mesmo envolvimento que Dal Po, porém sua participação foi indispensável. Boa parte do humor da série se concentra em suas atuações, assim como as partes românticas, A personagem não se desenvolveu muito, seu jeito inicial foi o mesmo visto no final. In Ha, em Pinocchio, é mais um descanso para o drama da narrativa e o apoio para o humor do dorama.



~Song Cha Ok (Jin Kyung)~
Foi uma das personagens com melhor desenvolvimento, sua participação inicial pode dar inúmeras impressões ruins. Durante o inicio do dorama fica evidente que, na verdade, Cha Ok acredita que ela faz o que seja o certo(já que isso ajuda ela própria), mas já no episódio 9 para frente você nota que essa personagem, aos poucos, muda sua mentalidade. Isso é algo notável, pelo fato dela não ficar sendo "a personagem vilã que do nada virou boa".


Tradução: "Então venha, e lata para mim de verdade. Se fizer isso, vou responder todas suas perguntas"


~Park Noh Sa (Kim Hae Sook)~
Essa foi uma personagem muito marcante para mim, por vários motivos, 1: ela é a real vilã, de inicio pode não parecer, mas logo notasse que tem algo a mais por trás dela; 2: ela não possui medo algum de dizer que é a vilã, por várias vezes no dorama ela fala como se fosse algo muito natural passar por cima de outros para conseguir o que quer; 3: essa é a essência dela, Park Noh não muda, desde o inicio até o fim do drama, de pensamento, o que acaba afetando demais o filho dela, Seo Beom Jo.




~Seo Beom Jo (Kim Young Kwang)~
Essa não é a impressão, mas é inegável, mesmo ele sendo um "principal secundário", Bum Jo é o personagem mais importante de Pinocchio. Não somente por causa da grande decisão que ele tomou no episodio 19, mas também pelo fato de que tudo o que aconteceu foi por sua causa; todos que já viram se recordam da fala:
"Tudo o que eu usufrui e tudo que irei usufruir no futuro, será responsabilidade sua (Park Noh Sa)- Beom Jo"
Fica bem nítido que sua mãe só começou a fazer o que fez para dar uma vida melhor ao filho, fazendo com que, no fim, tudo seja por causa de Seo Beom Jo. Além disso esse personagem teve um desenvolvimento sensacional; mesmo ele negando seu senso de justiça, é visível que o personagem deixa de ser o "filhinho protegido e inocente da mamãe" e acaba virando um repórter de verdade, sendo que sua atitude no fim do drama foi crucial e emocionante. Para "fechar o pacote", ele é o cara que passa praticamente o dorama todo na friendzone, dando um certo humor na série. (a não ser que você ship esse casal, sinto muito por vocês que tem esse ship fanon)


Tradução: "Você finalmente acredita em mim agora?" 
~Eu chorei nessa cena(muito)~
  
~Outros personagem~ 
Yoon Yoo Rae, Ki Jae Myung, Cap e outros personagens também fazem a grande diferença para o drama, boa parte dos personagens tem um espaço para si e acabam deixando sua marca, mesmo que seja pequena, em Pinocchio.






 ~~~~~~

~O poder da palavra~
Essa é a principal critica da obra, ao analisar o inicio de tudo vemos que não foi preciso muito para que tudo ocorresse; uma pequena conversa, um pequeno trato, e somente uma noticia foi o necessário para acabar com a vida de várias pessoas. Essa critica não envolve somente a evidente manipulação que ocorre nos noticiários, mas também como um boato ou uma mudança proposital ao falar dos fatos pode causar uma avalanche de acontecimentos ruins. Tanto em escala pequena como em escala maior, os resultados sempre serão ruins. Também há a obvia analise com relação a mídia, mostrando o quanto isso influencia e o quanto o assunto "é mais embaixo", assim como o dorama foi ficando cada vez mais "emaranhado". 



~"Eu sinto muito" (ep. 6 e 7)~
Com certeza foram os episódios que mais me surpreenderam. A cena onde Dal Po se descontrola e da "uma lição de moral" em In Ha com certeza impressionou muitos e foi marcante, fazendo com que Po fosse colocado como "certinho" e dono da razão; porém os acontecimentos que giram em torno desses episódios mostram o problema de falar por achar saber (algo que muito se relaciona a posição dos que possuem síndrome de pinoquio, já que eles não conseguem mentir sobre aquilo que acham que é mentira, e falam a verdade sobre aquilo que creem ser a verdade, como o drama mostra no 1º episodio). Dal Po criticou fortemente o trabalho jornalistico e dos reportes, falando pelos próprios traumas. Contanto, infelizmente, Cha Ok tinha razão neste quesito, e Dal Po realmente falava sem saber; foi muito notável e muito triste a forma como o dorama mostrou o quanto isso é perigoso e como fez o garoto descobrir isso pela pior maneira.


Tradução: "Me desculpe...Eu sinto muito mesmo"


~~~~~~~

No fim, Pinocchio foi drama que conseguiu fazer uma ótima história, misturando comédia, drama, e uma pitada de romance, em uma receita que deu espetacularmente certo, fazendo com que seus 20 episódios sejam, sem dúvidas, muito marcantes e que esse drama valha imensamente a pena viver


Disponível online no Viki (Pinocchio) e no Dopeka (Pinocchio)






~~~~~~

*Extras*
Eu amo de paixão esse dorama, e é sem dúvida um dos meus preferidos, então a partir daqui vou deixar algumas OST's e algumas cenas que foram marcantes para mim ♥^▽^♥
*Contém mais spoilers*


Convenhamos que muitas pessoas começaram a shippar após essa cena, ela é realmente fofa ♥ 


O olhar de desespero do Dal Po é impagável, e a In Ha fazendo a linha 'preocupada' foi muito engraçado







É necessário algum comentário?       



       Creio que não





Muitos riram nessa cena, mas quem diria que ela iria acontecer mesmo?

Eu pirei ao ver essa cena 



"ELES SE ENCONTRARAM"


Essa cena <3






É de cortar o coração </3




E o pai ciumento da In Ha? Um dos melhores personagens 

Mas perde pro seu pai, esse velho ♥ 


Esse beijo foi um dos mais fofos que já vi





         

    E as caras do Dal Po


"Pium pium"




Só perdem para Yoon <3



~3 soundtracks que amo~




Amo de paixão esse vídeo <3




Todo o soundtrack desse dorama é lindo, para ver ele inteiro só clicar aqui 



Só vejam essa obra, é sensacional ♥ 







Nenhum comentário:

Postar um comentário